sexta-feira, 10 de junho de 2011

Do site Brasil Profissões:

Terapeuta floral

"Profissional que trabalha com a terapia floral, na tentativa de ajudar a equilibrar o sistema emocional."
Fonte: Dicionário Michaelis


O que é ser um terapeuta floral?
A terapia floral é uma ciência baseada em essências florais, que são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que tem por objetivo promover o equilíbrio do sistema emocional e a harmonia pessoal, sempre buscando a conscientização plena do paciente, tanto do mundo interior quanto do exterior. O terapeuta floral é o responsável por atender o paciente e verificar se o tratamento floral será eficiente, diagnosticar o problema e as raízes emocionais dele, e então receitar o floral adequado. A terapia floral é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como forma de medicina complementar, que se mostra eficaz e recomendada. Muitas doenças são causadas por algum desequilíbrio no sistema emocional, as chamadas doenças psicossomáticas, ou por ele agravadas, e seu tratamento pode ser muito mais completo e abrangente quando o emocional é tratado juntamente com o físico.

Quais as características necessárias para ser um terapeuta floral?
Para ser um terapeuta floral são necessários conhecimentos sobre as plantas e flores, suas características básicas e efeitos no sistema humano, além de conceitos aprofundados de psicologia e de constituição do sistema neurológico humano. Outras características interessantes são:

sensibilidade

facilidade para lidar com as pessoas

capacidade de organização

capacidade de observação

gosto pela natureza, suas características e funcionamento dos seus sistemas

capacidade de entendimento dos sentimentos humanos

responsabilidade

disciplina

paciência

boa visão holística

facilidade para lidar com as emoções

discrição


Qual a formação necessária para ser um terapeuta floral?
Para ser um terapeuta floral é necessário diploma em algum curso certificado de Terapia Floral. Esses cursos, geralmente são de curta duração (minha pós levou 2 anos!!!) e tem por objetivo formar um profissional apto a exercer as funções de terapeuta, algumas matérias que fazem parte da grade curricular da maioria dos cursos são: estudo dos florais, casuística floral, psicologia, metafísica pura, fisiologia metafísica, astrologia, fisiologia humana, metapsicologia, botânica, psicossomática, laboratório prático, entre muitas outras. Existem também cursos que abordam especificamente os florais do Dr. Bach (patrono da terapia floral) e que ensinam sua filosofia. O mais importante na hora de procurar a especialização é que o curso seja devidamente qualificado e certificado, para garantir a autenticidade da sua formação.

Principais atividades
conversar com o paciente para entender o motivo que o levou a procurar ajuda, e as raízes emocionais do problema

diagnosticar o paciente

receitar o tratamento a ser usado, bem como a composição dos florais e a combinação de princípios que serão utilizados

realizar sessões de atendimento durante o tratamento, conversando com o paciente e verificando melhoras

analisar o quadro do paciente e, se for o caso, conversar com o médico responsável por outro tratamento paralelo, verificando se houve alguma mudança no quadro clínico. Se o floral não surtir o efeito desejado, analisar novamente o paciente e compor outra fórmula mais adequada ao seu organismo. Depois de indicar as essências florais necessárias ao equilíbrio do organismo do paciente, o floral pode ser prescrito para ser preparado em uma farmácia de manipulação, ou se o terapeuta possuir o kit de florais, ele produz em seu consultório (o que, particularmente, não a cho legal!).

Áreas de atuação e especialidades
Diversos problemas podem ser tratados com ajuda de florais, entre eles estão:

obesidade

depressão

ansiedade

insegurança ou timidez

desânimo

baixa autoestima

angústia

insônia

pânico

TPM (tensão pré-menstrual)

medo

acne

ciúmes

carência afetiva

agressividade

apatia

frigidez

desconfiança

cansaço físico

intolerância

distração

enxaqueca

hipocondrismo

alergia

pesadelos

pessimismo


outros


O tratamento também se mostra eficaz para o tratamento em situações como:

separação conjugal

ansiedade antes do casamento

luto

adolescência

conflito familiar

desilusão amorosa

perdas materiais e imateriais

demissão

outros

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o terapeuta floral cresce a medida que os tratamentos alternativos se mostram cada vez mais eficazes, principalmente na área emocional. Atualmente, na vida agitada das grandes metrópoles, as pessoas são obrigadas a passar por situações desconfortáveis e estressantes todos os dias. Todos esses sentimentos acumulados, que causam mal estar e até podem provocar doenças, fazem as pessoas procurarem profissionais que as ajudem a eliminar essa tensão, com as mais variadas técnicas, como por exemplo, a terapia floral. Os florais têm ações específicas para o problema apresentado e apresentam alto grau de eficiência. O terapeuta floral pode atuar em seu próprio consultório ou em institutos de terapia holística.

Histórico
O criador da terapia floral foi Dr. Edward Bach, inglês, nascido em 24 de setembro de 1886, em Moseley. Formou-se em medicina na University College Hospital, em Londres em 1912, e ganhou títulos de Bacteriologista e Patologista em 1913 e diploma de Saúde Pública em 1914. Para o Dr. Bach o importante era tratar a personalidade e não a doença, e sua filosofia era baseada no pensamento que a doença é resultado do conflito da alma. O conceito de saúde utilizado por Dr.Bach era: harmonia, integração, individualidade e integridade. O objetivo é tratar sempre a pessoa, e não a doença. Ele dizia que a origem das doenças são os sete defeitos do homem: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental e cobiça / gula. Dizia também que os sete caminhos para o equilíbrio emocional são: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário