domingo, 3 de maio de 2015

A pele é o espelho do corpo

Nela se refletem com notável eloquência os sentimentos e emoções



A pele, fronteira permeável que delimita o mundo interior do exterior, tem por um lado a função de ser uma verdadeira couraça protetora e por outro, o principal órgão de comunicação de todos os estímulos recebidos de fora por mais sutis e delicados que sejam. É o órgão maior do corpo humano com 2 metros quadrados de superfície, 4 kg de peso e 0,2 mm de epiderme que nos protege do calor, do frio, do pó, de milhões de bactérias que estão à espreita esperando o momento para entrar e de todo tipo de agressões as que está submetida diariamente. É, em definitivo, um cérebro à flor da pele.

O espelho do corpo
Não é simples manter a pele sã porque, de fato, não resulta fácil saber conservar adequadamente a saúde. A saúde da pele depende do estado de pureza que tenha o sangue e para que este se conserve neste estado, é necessário manter os diferentes órgãos sãos e em plena capacidade de funcionamento. Os sinais da pele são sinais evidentes do estado do corpo em toda sua integridade.
Do ponto de vista da medicina natural, se considera a pele como um terceiro pulmão fazendo referência à função que realiza de eliminação de substâncias de refugo do metabolismo e do trabalho de respiração cutânea, ambos de suma importância para a saúde. Dada relação da pele com todos os órgãos internos, se sabe que a origem de muitos de seus transtornos se encontra nas alterações hormonais, uma dieta tóxica, mal combinada ou desequilibrada, prisão de ventre crônica e focos infecciosos na boca.
O que está fora está dentro
A pele acumula ou melhor, depositam-se nela, toxinas metabólicas, bactérias, e restos de substâncias (refugo) que devem ser eliminadas. O organismo utiliza a função acumuladora da pele quando não pode liberar-se das sobras das substâncias a eliminar. Entre os aforismos do médico mais célebre da antiguidade a quem se denomina ainda hoje o pai da medicina, Hipócrates (460 ªc.) encontram-se; “...Todas as doenças se curam por alguma evacuação pela boca ou pelo ânus, pela bexiga ou por outro meio. O órgão do suor é um dos principais e comum a todos os males”. Isto é, muitas substâncias de refugo se armazenam e ou se neutralizam na pele, sendo o cheiro corporal de muitos indivíduos uma mostra eloquente disto.
A psicologia da pele
A pele guarda uma estreita relação com o estado mental do indivíduo. Nela se refletem com notável eloquência os sentimentos e emoções como vergonha ou angústia (rubor); medo (palidez, ereção dos pelos pela contração de seus diminutos músculos cutâneos) e ansiedade (sudorese). Desde a formação do embrião humano, se pode apreciar como a pele está intimamente relacionada com o sistema nervoso, pois de fato se desenvolve ambos os órgãos partindo da mesma camada embrionária. Já o diz o provérbio: “Ter a sensibilidade à flor da pele”.
Deixemos que a lei de cura de Hahnemann (criador da Homeopatia) cumpra-se, a qual afirmava que a tendência fundamental do organismo é a deslocar um processo mórbido de um órgão importante a outro menos essencial para a vida, precisamente isto é o que sucede quando se manifestam alterações na pele, que ao ser suprimidas, deslocam a "morbidade" a outra parte do organismo, em general mais grave.
Fonte: Luisa Martin

Cuidando de seus conflitos emocionais e de sua alimentação/hidratação sua pele só tem a ganhar! Sua autoestima agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário